Bacharelado em Administração

O administrador é um profissional preparado para gerenciar recursos materiais, financeiros ou humanos de organizações jurídicas, podendo atuar em vários níveis, como a administração de uma equipe, de um departamento, empresa de pequeno porte, ou uma multinacional.
O bacharel em administração é peça fundamental para a definição da estratégia do negócio, gerenciamento das ações de marketing, das atividades de logística e vendas. Suas habilidades e conhecimentos são necessários para organizações de qualquer segmento, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, e a sua aplicação é extremante versátil, podendo atuar em setores e departamentos variados, como por exemplo:
Gestão empresarial: Gerenciar as operações interdepartamentais de uma empresa, abrangendo a organização estratégica, de recursos humanos, financeira e material. É o responsável pela definição e controle de orçamentos, custos e pela auditoria interna.
Recursos humanos: Quanto focado no departamento de recursos humanos, é responsável pelo relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de gerenciar os processos de admissão, treinamento, capacitação da mão de obra, planos de carreira e benefícios.
Departamento de compras: Define os fornecedores, planeja orçamentos, pesquisa preços, negocia pedidos, faz a aquisição de produtos e equipamentos diversos.
Marketing, publicidade e vendas: Faz o planejamento para ações variadas de marketing e publicidade. Estudo das necessidades dos clientes, desenvolvimento de produtos e serviços, gestão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.
Departamento financeiro: Gestão de recebimentos e pagamentos, controle de impostos e do departamento de cobrança. Organizar e coordenar as atividades financeiras, gerindo o patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Setor industrial: Trabalhar com o controle de qualidade, controle de estoque, da matéria prima, gestão das rotinas da linha de produção, supervisão do processo produtivo e da distribuição do produto final.
Setor Hoteleiro: Gestão de hotéis, pousadas e parques temáticos, supervisionando o funcionamento da logística do estabelecimento, dos serviços, da manutenção, das reservas e da limpeza.
Setor Hospitalar: Gerenciamento dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, definindo todos os procedimentos e logística necessária para o funcionamento da organização.
Terceiro Setor: Administrar as operações de ONGs, gerenciando a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.
Comércio Exterior: Gestão de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.
-
1º SEMESTRE