INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADE COM O FUTURO
A remodelagem pela qual passa o ensino superior no planeta é tão gigantesca, quanto necessária e merece abordagens multifacetadas, mas existe uma concordância generalizada de que assistimos a uma acentuação do processo de internacionalização e globalização dos sistemas de ensino superior em praticamente todos os países do mundo.
Atualmente, milhões de estudantes estudam fora de seus países de origem. Foi criado o conceito de ´´universidade de classe mundial´´ com base no modelo das principais universidades americanas. No Brasil, esse incentivo foi iniciado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passaram a estimular a internacionalização dos programas de pós-graduação e pesquisa. Os órgãos responsáveis pela regulação e avaliação do ensino superior passaram a adotar como critério avaliativo os números da internacionalização.
Em consequência desta realidade, muitas universidades ampliaram seus investimentos para o envio de professores e estudantes ao exterior e passaram a organizar sua estrutura para o recebimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros.
Não obstante esse processo esteja mais adiantado nas instituições públicas, algumas universidades privadas têm se empenhado significativamente nos seus processos de internacionalização. Nesse particular, cabe destacar, a título de exemplo, os investimentos que vêm sendo feitos pela Universidade Tiradentes, localizada no Nordeste do Brasil, mais precisamente no estado de Sergipe. Após criar o Tiradentes Institute, em Boston, em parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass), nos Estados Unidos, ela começa agora a ser certificada pela Associação das Universidades Europeias (AUE), com vistas ao desenvolvimento de padrões de qualidade semelhantes aos das universidades do continente europeu ou como, por exemplo, a recente parceria entre o Grupo Ser Educacional e a Florida Christian University nos Estados Unidos da América que abre novas perspectivas para os alunos de todas as universidades e faculdades envolvidas do grupo, criando uma dinâmica de internacionalização de saberes e diplomações que trará, para o mercado brasileiro, novas competências ainda não instaladas e um gigantesco acervo científico fruto de um network internacional de instituições, pesquisadores, estudantes, docentes e empresas envolvidas.
Atrair e fidelizar jovens para o ensino superior, num cenário globalizado e cada vez mais competitivo, passa pela internacionalização e pela capacidade de inovar.
As instituições de ensino superior precisam se moldar a este novo cenário mundial para que possamos nos equiparar, num futuro próximo, aos países desenvolvidos.
Este é o tema central do V FORUM INTERNACIONAL DAS IES, CURRICULOS E CARREIRAS, que ocorrerá no dia 31 de outubro de 2020, no âmbito do V Congresso Mundial sobre Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação.