+55 83 3214.4209ÁREA DO ALUNO
PÓS-GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês (Star Lessons)

Home > Pós Graduação em Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês (Star Lessons)

Sobre o Curso

Este curso foi desenvolvido para ajudar o(a) professor(a) a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o(a) docente a desenvolver ferramentas para ajudar o(a) aluno(a) durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o(a) aluno(a) na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os(as) seus(suas) alunos(as). Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor(a), você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade. Este curso foi desenvolvido para ajudar o(a) professor(a) a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o(a) docente a desenvolver ferramentas para ajudar o(a) aluno(a) durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o(a) aluno(a) na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os(as) seus(suas) alunos(as). Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor(a), você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade. 


Sobre a parceria entre University of Helsinki e a Unifuturo

 A University of Helsinki (Universidade de Helsinque) é uma das principais universidades de pesquida da Europa. É membro fundador da Liga das Universidades Europeias de Pesquisa, que inclui universidades como Oxford e Cambridge.

A Universidade é reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. As classificações internacionais consistentemente colocam a University of Helsinki entre as 20 melhores universidades da Europa. 

Pela primeira vez os professores brasileiros têm à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas práticas de sala de aula que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo. O programa Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria exclusiva entre a University of Helsinki e a Edunext em Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Unifuturo.

INVESTIMENTO

R$ 7.800,00
Mas pelos próximos 90 dias você tem uma oferta especial!

A CAMPANHA STAR LESSONS PLUS
com 50 Bolsas de Estudo de 50%

Você pode pagar em:
06 x R$ 650,00
12 x R$ 325,00
18 x R$ 216,67

E se quiser pagar à vista ainda tem um desconto adicional:
R$ 3.510,00

Atenção: Campanha válida até 30 de junho de 2023

Quero me inscrever

Objetivos
Docentes
Diferenciais
Público alvo

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Desenvolver estratégias didáticas que promovem a autonomia do(a) aluno (a) e a aprendizagem efetiva com inspiração no modelo Finlandês

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Desenvolver autonomia dos professores e alunos
2. Aplicar metodologias ativas
3. Promover o engajamento dos alunos
4. Estimular a colaboração
5. Implementar aprendizagem por projetos
6. Aprender métodos de solução de problemas
7. Promover interatividade e participação
8. Executar feedback
9. Processar informações
10. Refletir sobre metacognição
11. Compreender aprendizagem investigativa
12. Conhecer e usar tecnologias para fins de aprendizagem

JUSTIFICATIVA DO CURSO

Diante de um histórico de formação inicial de professores bastante teórico no Brasil, observa-se uma alta demanda por formação continuada de docentes que enfoque a prática de sala de aula. Essa lacuna de formação, entre outros motivos, tem gerado baixos índices de aprendizagem que são registrados na Prova Brasil, ENEM e no exame do PISA. 

A Finlândia, por sua vez, tem uma longa tradição de formação de professores com enfoque na ação do professor em sala de aula e por esse e outros motivos tem obtido índices de aprendizagem muito altos para padrões globais no PISA. É com o intuito de trazer essa experiência da Finlândia, que é tão importante que seja desenvolvida no Brasil, que oferecemos este curso, em formato 100% online, viabilizando o acesso de professores de todo o país.

Visto que toda a aprendizagem ocorre em meio a uma tradição e contexto, intercalamos disciplinas de interpretação do ambiente de aprendizagem brasileiro às disciplinas elaboradas na Finlândia para entendermos como esses conceitos podem ser aplicados em contexto brasileiro ou o quanto eles são universais.

METODOLOGIA:

A metodologia do curso foi elaborada pela University of Helsinki. O curso é 100% online, traduzido para português, distribuído em 8 módulos de 30 horas (Star Lessons Finlandês) + 4 módulos de 25 horas (Contextualização para a Realidade Brasileira). TCC de 20 horas. Ou seja, 240 + 100 + 20 = 360 horas, que representa a carga horária total da Pós-graduação Lato Sensu oferecida.

Cada módulo elaborado pela University of Helsinki conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.

As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas pela University of Helsinki podem ser aplicadas no Brasil, em escolas públicas e privadas, e propostas de debates entre os alunos e professores.

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 6 horas por semana. O TCC envolve uma compilação em eBook, que será publicado pela Unifuturo, dos trabalhos realizados ao longo de todo o curso. Os participantes contam com uma live mensal com professores experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar dúvidas, em português. A ferramenta de curso conta com portfólio de aprendizagem, entrega de trabalhos e fórum de discussões.

TUTORIA ONLINE:

O conteúdo estará disponível em plataforma de aprendizagem interativa e o (a) cursista poderá acompanhar o próprio progresso em tempo real e será sempre estimulado a seguir se aprofundando nos estudos.
A Unifuturo também colocará tutores e suporte à disposição para atender as necessidades de apoio ao longo do curso.

CARGA HORÁRIA:

Carga horária de 360 horas: distribuídas em 12 módulos + TCC. Trabalho final de curso obrigatório, com carga horária de 20h. O trabalho é construído ao longo de todo o curso em pequenas etapas. 

PROFª. Betina
Como preparar os alunos para a aprendizagem e desenvolver a sua autonomia
PROFª. Bruno Garcês
Módulo de Contextualização para a Realidade Brasileira 1
PROFª. Hanne Koli
Como preparar os alunos para a aprendizagem e desenvolver a sua autonomia
PROFª. HIENY QUEZZIA DE OLIVEIRA BEZERRA
Metodologia da Pesquisa Científica (MPC)
PROFª DRª JULYANA DE LIRA FERNANDES
http://lattes.cnpq.br/4150052796195615
Metodologia da Pesquisa Científica (MPC)
PROFª. Luciana Pölönen
Módulo de Contextualização para a Realidade Brasileira 3
PROFª. Maristella Gabardo
https://www.linkedin.com/in/maristela-gabardo-084a1723/
Módulo de Contextualização para a Realidade Brasileira 2
PROFª. Maxwill Braga
Contextualização para a realidade Brasileira 4
PROFª. Nadia dos Passos Serique
Módulo de Contextualização para a Realidade Brasileira 1

Cada módulo elaborado conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.


As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem, com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas podem ser aplicadas no Brasil (em escolas públicas e privadas) e propostas de debates entre os alunos(as) e professores(as).

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 10 horas por semana ao curso. Os(as) participantes contam com uma live mensal com professores(as) experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar as dúvidas, tudo em português.

Professores(as) e gestores(as) da Educação Básica interessados(as) em aprimorar suas estratégias didáticas, com foco na autonomia e aprendizagem efetiva por parte do(a) aluno(a).

O(a) concluinte receberá a certificação de conclusão da Pós-Graduação em Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês (Star Lessons) emitida pela University of Helsinki (Finlândia) e pela Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil, válida nacionalmente e reconhecida pelo MEC. 

Coordenador(a):

Prof. Dr. Ricardo Monteiro
Professor universitário, palestrante e pesquisador, Doutor em Ciências da Educação e Interculturalidade pela Freie Universität Berlin (Alemanha/1988), Mestre em Literatura Alemã Contemporânea pela Albert-Ludwig-Universität Freiburg (Alemanha/1984), licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa (Portugal/1976) e Bacharel em Teologia pela Humboldt-Universität zu Berlin/ Theologische Fakultät (Alemanha/ 1980). É especialista em Inteligência Multifocal para Crianças (IMpC), mentor educacional e fundador do projeto piloto de referência “Universidade da Criança” ( educação pré-escolar e ensino fundamental) em Portugal, que deu origem ao Projeto UniFuturo (Universidade do Futuro). Depois da Alemanha e Portugal, migrou para Brasil onde implementou o Programa Educação sem Fronteiras (PEsF) em todos os estados no norte-nordeste do Brasil em 2013. Atualmente é Reitor da UNIFUTURO Faculdades Integradas do Brasil, Embaixador para a Educação da Florida Christian University (EUA) no Brasil, Coordenador Nacional do PEsF e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Meios Adequados à Solução de Conflitos (ABMASC), onde ocupa igualmente a cadeira de número cinco.

Seja um estudante UNIFUTURO!

Junte-se à nossa comunidade e internacionalize sua carreira!