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PÓS-GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Neurodesenvolvimento com Ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo

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Sobre o Curso

Vivemos em uma sociedade que, movida por valores racionalistas e pragmáticos, introjetou comportamentos voltados para a apreciação de padrões. Ao longo da história da humanidade, constata-se que, aqueles que não atendem a estes mesmos padrões previamente estabelecidos, foram rotulados através de diferentes atribuições, dentre elas, destacam-se aqui algumas: “diferentes”, “excepcionais”, “deficientes”, “incapazes”.  À esta trajetória de experiências que muito mais conduziram a sociedade à construção  e assimilação de perfis de segregação, faz-se necessário desconstruir tais crenças. Como contraponto a esta tendência excludente, várias demandas sociais tem surgido, e contribuído, de maneira significativa,  com a ampliação da compreensão social em relação aos direito de “ser diferente”. Tais reconfigurações sociais possuem fundamento em diversas agendas de discussões e proposições que passaram, a partir da divulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos do Homem, em 1948, e, consecutivamente, a partir de todas as causas que dela derivaram, a figurar enquanto esperança no que se refere a construção de um mundo inclusivo, no qual as pessoas possam interagir distantemente de padrões fixados como ideais de existência, credo, comportamento, modelos físicos, e tantos outros.


Frente a esse contexto de realidade, faz-se necessário conhecer as diversas faces de um dos transtornos do desenvolvimento que, atualmente, muito se tem divulgado, qual seja:  Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).  Sendo assim, fundamental conhecer as especificidades deste transtorno, visando melhor intervenção clínica e educacional. Considerado um dos desvios comportamentais mais estudado e debatido, o autismo tem ainda suas causas desconhecidas, levando pesquisadores a se posicionarem em dois grandes segmentos de teorias que se opõem: a psicogenética e a biológica. Independentemente da visão que se tenha a respeito do autismo, pois não há como separar o desenvolvimento cognitivo, do afetivo e sua essência biológica, torna-se fundamental que sejam apresentadas de maneira nítida, as formas de abordagens clínicas e educativas, que se voltam para o estabelecimento de condutas terapêuticas a crianças autistas considerando, entretanto, a tríade, que são os três grandes grupos de perturbações e os métodos de intervenção de aprendizagem, aqui abordados como: ABA (Análise Aplicada do Comportamento); PECS (Sistema de Comunicação através de figuras) e TEACCH (Programa de Aprendizado Individualizado).

Com cenários crescentes e desafiadores, aliados a evolução do crescimento cognitivo, socioemocional e técnico, torna-se imperiosa a busca pelo processo de educação continuada, provocando a necessidade de oferecer cursos atuais a profissionais que pretendem atuar nessa área, bem como, aqueles que estão atuando nessas causas, já em ação no mercado de trabalho, retornarem a universidade para atualizar e contribuir com suas práticas e vivências, gerando a produção de novos conhecimentos.
Dessa forma, optou-se por oferecer um curso com padrão diferenciado, e intencionando desenvolver a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, visando o desenvolvimento dos profissionais que desejam ampliar suas competências e habilidades juntando-se à esta Instituição de Ensino Superior neste desafio.

INVESTIMENTO

18 mensalidades
R$ 490,00 /mensal
 Serão 18 parcelas de R$ 294,00 (duzentos e noventa e quatro)  totalizando R$ 5.292,00 (cinco mil duzentos e noventa e dois), com Bolsa de Estudo ABQUALIS.

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Objetivos
Critérios
Diferenciais
Público alvo

Desenvolver competências cognitivas, socio-emocionais e técnicas em profissionais que desejem atuar de acordo com os princípios e abordagem cientificamente reconhecida como eficaz no ensino, na intervenção e cuidados do indivíduo com autismo,

  • Identificar as bases teóricas e práticas que fundamentam a intervenção em análise do comportamento de indivíduos autistas;
  • Identificar e discutir as concepções de ensino e aprendizagem que permeia o trabalho pedagógico com crianças portadoras de Transtorno do Espectro do Autismo. 
  •  Conhecer os recursos terapêuticos e educacionais, identificando soluções assistivas ao atendimento de autistas. 
  •  Capacitar profissionais para a inclusão de pessoas com autismo na sociedade, nas escolas, na família, contribuindo para a melhor qualidade de vida de indivíduos com autismo. 
  • Conhecer e aplicar metodologias de pesquisa na área dos Transtorno do Espectro do Autismo

 O candidato deve apresentar certificado de conclusão de graduação,  a seleção será feita através de análise de currículo Lattes, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital específico.
Período das Inscrições: Meses 3, 5, 7, 9 e 11 


Em seu diferencial desenvolverá projetos integradores voltados para ações de acessibilidade, grupos de pais, musicalização, intervenções educacionais, primeiros socorros e suporte básico à vida.

 O curso é oferecido aos profissionais, portadores de diploma de graduação, nas áreas de educação, saúde e afins, tais como: em Educação, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional , Direito, enfoca a atuação dos educadores, equipe multidisciplinar, pais e organizações de apoio e atendimento à inclusão.

Carga Horária:

 O curso tem duração mínima de 400 (quatrocentas) horas, nestas não estão computadas horas de estudo individuais ou em grupo, sem assistência do docente bem como destinado para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

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