O universo de negócios funerários no Brasil. Perspectivas atuais do mercado. Evolução do setor. O segmento de planos de assistência/auxílio funeral. O segmento de atividades e serviços funerários. A chegada da regulamentação com a Lei nº 13.261/2016 e os impactos sobre o setor. A abordagem primária relativa à questão do luto, da tanatologia e tanatopraxia, bem como de toda a realidade associada à condição funerária ou mortuária, que estão inseridas num contexto do ordenamento econômico e jurídico nacional. Impressões sobre a atualidade do setor.
Introdução e histórico do campo da Tanatologia. Aspectos Culturais da Morte. Aspectos psicológicos da Morte e do Morrer. Aspectos éticos e bioéticos da morte e do morrer. O acompanhamento ao paciente terminal e a família. A equipe de saúde diante da morte. Aspectos religiosos. Tradição mortuária brasileira. A solenidade do momento psicológico da morte e a relação com o amor e a saudade nos que ficam enlutados. A importância do momento da celebração no funeral.
Conceitos básicos em metodologia. Processo de leitura. Sistema de informação e o uso dos recursos bibliográficos. Pesquisa bibliográfica. Estrutura e normalização do trabalho técnico científico. O planejamento da pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. O relatório de pesquisa e sua elaboração. Tipos de pesquisa: estudos exploratórios, estudos descritivos, estudos aplicados, estudos que verificam hipóteses e causas. Planejamento da pesquisa; revisão bibliográfica, delimitação do problema, formulação de hipóteses, definição de metodologia. Relatório de pesquisa: estrutura, estilo de redação, referenciamento bibliográfico. Coleta de dados secundários. Tabulação, análise e interpretação de dados.
Com aplicação ao mercado funerário. Noções de Direito Comercial. Contratos empresariais. Títulos de crédito. Direito Tributário. Legislação Trabalhista. Globalização comercial. O embasamento constitucional do código de defesa do consumidor. Normas de ordem pública e restrições à autonomia da vontade. Relação interdisciplinar com os demais ramos do direito. Direitos do consumidor. Infrações penais. Defesa do consumidor em juízo. O sistema nacional de defesa do consumidor.
Com aplicação ao mercado funerário. O fenômeno do empreendedorismo. A importância socioeconômica do empreendedorismo. Características do empreendedor de sucesso. Perfil empreendedor. Necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Processo comportamental. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Ciclo de vida das organizações. Fases da evolução das empresas. Empresas feitas para durar. Empresas de pequeno porte/médio e grande. Evolução das empresas no Brasil. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Pesquisa de Mercado. Técnicas de Venda. Técnicas de Negociação. Qualidade. Formação de Preços. Ferramentas Gerenciais.
A vida humana como fundamento da abordagem existencial da Antropologia e toda a sua esfera de alcance. O significado da santidade da vida em todas as culturas. A tradição judaico-cristã de significado existencial. A questão da qualidade de vida e o quadro maiêutico da mandala existencial. Agenda de valoração pessoal. Cronobiologia e septenariedade. Planejamento pessoal. A importância da condição espiritual no equilíbrio emocional e controle de situações de conflito.
Debates sobre a visão integrada e multidisciplinar do comportamento do consumidor e do comprador organizacional, desde as avaliação das influências externas e internas até o processo de decisão de compra e suas implicações em termo de decisões de marketing por parte da empresa de Planos de Assistência Funeral.
Com a participação de um convidado especial, vindo dos EUA e que represente a tradição deste mercado, bem como seja operador efetivo.
Também a presença de pelo menos 2 professores brasileiros convidados na mediação da pauta.
Com aplicação ao mercado funerário. Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente Interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ação.
A questão da proximidade da morte e das sequelas que podem ocorrer e minar a capacidade de uma pessoa suportar um diagnóstico irreversível, bem como o momento terminal. A função do terapeuta na compreensão e dos caminhos para poder ajudar o paciente terminal e seus familiares a elaborar os sentimentos decorrentes dessa situação limite. Aspectos religiosos no ambiente de acolhimento e humanização, espiritualização e religiosidade. A importância de escutare os planos de motivação pós-morte para os que estão depressivos com a perda do ente querido.
A Tanatopraxia como uma técnica mundialmente conhecida que possibilita a conservação do corpo por mais tempo, através de um processo pouco invasivo, que privilegia a troca de fluidos, não sendo necessário abrir o corpo, promovendo assim a busca pela aparência natural ao corpo, possibilitando um velório tranquilo, trazendo segurança para traslados, cerimônias fúnebres, dando maior conforto à família e amigos. O cenário da profissão de Tanatopraxista no mercado nacional e internacional. Escolas de promoção de treinamento de alta qualidade. Introdução a uma dinâmica de prática de trabalho e experiências com tanatopraxistas.
Legislação brasileira de abrangência tanatológica. Procedimentos de tanatologia forense. Estudos de casos. A lei nº 13.261/2016. A legislação municipal de licencioamento funerário. Regime dos cemitérios. Posição do STJ e STF. Atestado de óbito e implicações. Exumação. Perícia tanatológica. Abordagens sobre os dois segmentos de mercado privado: Planos de Assistência Funeral e Funerárias. Políticas do Estado. Legislação Internacional para casos de traslados e cerimonial. Os profissionais do mercado funerário e o direito nacional.
Legislação específica para os quadros de manipulação de mortos. Teoria e história do embalsamento mortuário. Atuação do médico legista. Atuação dos auxiliares do médico legista. Aspectos relativos à dinâmica referente ao trabalho do tanatopraxista. Compreensão do sentido da realização da tanatopraxia enquanto metodologia de prática de recuperação do corpo para o cerimonial fúnebre, aspectos introdutórios de Anatomia Humana e de Dissecação; orientação para o uso de técnicas de injeção arterial e de drenagem, visando o retardamento do processo biológico de decomposição prevenindo o extravasamento de líquidos, odores e alterações anatômicas; orientação para implantação e funcionamento de tanatório; noções de segurança e conhecimentos gerais sobre a técnica e sua aplicação.
Com aplicação ao mercado funerário. Desafio da gestão de pessoas. Cenário atual e mudanças. O líder da nova era. Habilidades pessoais e interpessoais. Percepção, inteligência emocional, liderança situacional. Liderança de equipes. Grupos, motivação e comprometimento. Tomada de decisão. Poder e influência. O perfil gerencial do profissional moderno: Criatividade na solução de problemas. O desenvolvimento de seguidores. Matriz de Prioridades Cotidianas.
Este estágio poderá e deverá ser realizado em cooperação com Funerárias que os próprios alunos apontarão para um acordo de colaboração entre a Faculdade e as referidas empresas funerárias. O Coordenador Geral do Curso liderará esta dinâmica.
Com a participação de um convidado especial, vindo de Portugal e que represente a tradição deste mercado, bem como seja operador efetivo. Também a presença de pelo menos 2 professores brasileiros convidados na mediação da pauta. (Pode ser que talvez tenhamos outro Europeu).
Com a participação de um convidado especial que esteve diretamente envolvido com a elaboração da Lei no Congresso Nacional e convidados especiais que debaterão a pauta.
Com aplicação ao mercado funerário. Integração dos conceitos de marketing. Finanças e organização no desenvolvimento do plano de negócios em marketing. O plano de marketing. Análise de informações de marketing. Ferramentas de análise competitiva de marketing. Análise de mercado e concorrentes. Decisões de objetivos e metas de marketing. Decisões de estratégia do composto de marketing. Implantação e estruturas de marketing. Controles de marketing. Diferentes tipos de planos de marketing.
Introdução a Necromaquiagem enquanto a arte de maquiar cadáveres. A função do auxiliar de necrópsia e a ética nas questões relacionadas com a restauração de corpos. História da preservação de cadáveres nas culturas de grande relevância civilizacional. A tradição indígena. A tradição judaica. A tradição cristã. A tradição espírita. A tradição das religiões orientais. A sacralidade do corpo. Elementos da técnica de restauração tanatoprática.
Síntese de Tanatologia. Introdução a Tanatognose. Introdução a Cronotanatognose Tanatopraxia e a relação com o mercado nacional. Cenários de composição de tanatopraxia nos próximos anos. Apontamentos e observações da realidade de mercado.
Com aplicação ao mercado funerário. Conceitos básicos sobre ciência da moral. Conhecimento da ética como juízo de valor, no trato com clientes, público, fornecedores e concorrentes. Questões éticas e de responsabilidade moral com que se defrontam os administradores das organizações brasileiras. Principais correntes contemporâneas, com ênfase especial nos problemas referidos ao gerenciamento do trabalho, às relações governo-empresas, e ao sistema de livre iniciativa. A Ética e o Marketing.
A função financeira e o papel do administrador financeiro. Risco, retorno e valor. Administração do capital de giro. Decisões de investimentos e financiamentos. E.V.A. (Economic Value Added). Orçamento de Vendas. Balanced Scorecard.
O choque entre o cartesianismo e o holismo. O fenômeno da globalização e seu impacto sobre toda a sociedade e suas dimensões na vivência de cada indivíduo. O papel do indivíduo na história. A dialógica e a dialética como fenômenos de construção do dialógo da tolerância. Apresentação do conceito do holísmo voltado para educação como uma possibilidade de preparar educandos sensíveis e críticos para cumprirem os seus papeis sociais de maneira mais emocionalmente equilibrada. Noética. Maiêutica. Espiritualidade. Nova Visão Holística. Fundamentalismo. Ética Pessoal. Projeto de Vida.
Este estágio poderá e deverá ser realizado em cooperação com Funerárias que os próprios alunos apontarão para um acordo de colaboração entre a Faculdade e as referidas empresas funerárias. O Coordenador Geral do Curso liderará esta dinâmica.
todo o evento. Cada um gravará 1 hora de uma palestra que será disponibilizada em sistema especialmente produzido pelo Coordenador Geral do Curso. As palestras serão colocadas no sistema e disponibilizadas à todo o público e aos colegas. Funcionará como um Fórum de produção de pautas e temas referentes à temática.
Com aplicação ao mercado funerário. Custos para decisão. Métodos de custeamento: variável e por absorção. Custo fixo, lucro e margem de contribuição, limitação na capacidade de produção, custos fixos identificáveis e não identificáveis. Relação custo/volume/lucro. Custos imputados e custos perdidos. Custos padrão: Análise das variações de materiais, mão-de-obra e custos indiretos e Contabilização do custo-padrão. Custos para: controle, custos controláveis e custos estimados. Preço de transferência. Decisões rotineiras. Decisões especiais: Terceirização, fabricar ou comprar. Formação de preços de venda.
Com aplicação ao mercado funerário. Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações versus atividades fins. SIG. Sistemas especialistas. Sistemas de apoio à decisão. Sistemas executivos. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração estratégica da informação. Desenvolvimento de ambientes eficientes/eficazes da tecnologia da informação. Aplicação da tecnologia da informação nas diversas áreas da empresa para obtenção de vantagens competitivas. Globalização e estratégias competitivas. Internet worked business, intranets. A informação e o novo mercado virtual. As tecnologias da informação e a multipolaridade produtiva. As relações entre empresas e mercados na era informacional.
O cerimonial fúnebre e suas implicações. Sua realização e o protocolo. Dinâmicas atreladas à tradição religiosa. Infraestrutura de atendimento. Equipamentos e materiais. Inovação e criação de estratégias de realização do cerimonial com repercussão comercial. A separação ética entre o cerimonial e o afã comercial. Ética e respeito cerimonialístico. Deontologia cerimonialística.
Com aplicação ao mercado funerário. A contabilidade e as técnicas modernas. A contabilidade das empresas como instrumento de controle financeiro e orçamentário. O executivo e a leitura contábil. As técnicas de balanço. A análise de balanços. Lançamentos de operações comerciais. Lançamentos de operações financeiras. Variações. Critérios de avaliação patrimonial. Ajustes contábeis. Demonstrações de resultado do exercício. Balanço patrimonial. Demonstrações gerais. Balanço econômico. Balanço financeiro. Análise do ponto de vista estático e dinâmico dos balanços. As relações entre contabilidade, balanços e gestão administrativa.
Com aplicação ao mercado funerário. Atividades de promoção de vendas e de merchandising no contexto da comunicação mercadológica. O conjunto de características e objetivos estratégicos que distinguem as atividades de promoção das outras formas de comunicação mercadológica. Técnicas promocionais. Elaboração de planos de promoção. Elaboração de peças promocionais ou de merchandising. Patrocínio e Promoção de eventos: culturais, desportivos, causas públicas e inaugurações.
Com aplicação ao mercado funerário. Ética empresarial: uma perspectiva histórica. Código de ética e sua implantação. A Responsabilidade social no contexto de uma visão ecossistêmica da sociedade. Aplicação da Responsabilidade social. A gestão de qualidade e os indicadores de Responsabilidade social. Roteiro para implantação da Responsabilidade social numa organização. Uma proposta de ação: a criação de centros de crescimento humano nas organizações.
A dinâmica deste Seminário implicará em quatro passos:
1. O Estudante irá escolher um município que lhe seja interessante atuar nesta atividade.
2. O Estudante em seguida buscará um diagnóstico exemplar, conforme instrução da Coordenação Geral do Curso, referente ao Município.
3. O Estudante apresentará um Relatório acerca da realidade do referido Município no que tange às condições específicas quanto à realidade do mercado funerário local.
4. O Estudante apresentará em uma exposição de 1 hora de gravação sua análise acerca desta questão específica e indicará a sua análise para a dinamização do mercado funerário naquela localidade.
O material escrito (relatório) e a gravação será publicada no sistema disponibilizado pelo Coordenador Geral do Curso.
Sob a Coordenação Geral do Curso – o Estudante deverá vir à este encontro onde terá um painel sobre “métodos de vendas”, porém, deverá apresentar ao final, um Relatório acerca de suas impressões acerca do que seria um método de vendas aplicado a um setor que bem desejar no universo do mercado funerário.
Debates e discussões sobre a realidade das empresas funerárias e grande painel de discussões à partir de pautas criadas por 4 convidados especiais que atuarão como promotores do debate entre todos os Consultores que estão prestes à concluírem o Curso e obterem a Certificação Final